Resenha: O Sonho de Eva

  • O sonho de Eva
  •       Autor: Chico Anes
    Editora: Novo Conceito
    Páginas: 304
    Ano: 2012

Sinopse
Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.

Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.
Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

Resenha
Eu confesso que fui logo atraído pela sinopse do livro o fato do autor abordar o tema jogar enquanto dorme me fez ficar muito curioso e pegar logo o livro para ler, alem disso na própria sinopse já sabemos que o livro vai apresentar uma critica a sociedade sobre a tecnologia e liberdade. Certo temos uma bom tema, mas será que o autor deu conta de pegar um ótimo tema e fazer uma ótima historia?


Bom no começo vemos uma cena de suicídio em dois pontos de vista diferente: da suicida e das pessoas que estão na rua e estão a par do que esta acontecendo, já achei muito legal esse jogo que o autor fez com a visão de uma morte em duas fases.
A mulher que comete o suicídio é irmã da Dra Eva Abelar, depois do caso ela recebe a péssima noticia e resolve investigar o estranho caso da morte de sua irmã alem do sumiço de seu filho que é altista e estava aos cuidados de sua irmã. Eva é uma mulher forte e de grande personalidade ela demostra isso em diversas partes do livro onde o seu passado é revelado as vezes de forma ate bruta, mas que fez Eva virar uma mulher forte e destemida. 

Óculos da Google (medo)
Eva recebe o convite para trabalhar nas industrias Yume, onde é desenvolvido o projeto  DreamGame que promete revolucionar a interação entre jogador e jogo, através das pesquisas sobre sonhos lúcidos(com um certo treinamento é possível “acorda” dentro dos próprios sonhos e assim passar a controlar o ambiente) o intuito inicial da empresar e fazer o melhor e mais convincente game que já se teve noticias, deixar de lado as tecnologias 3D e captura de movimentos ultrapassada. A ideia é extremamente animadora mas não para Eva que sabe o perigo de se mexer com sonhos lúcidos de forma errada.
O principal motivo de Eva é conseguir fazer a ligação da morte de sua irmã, o sumiço de seu filho e a suspeita industria Yume que empregou sua irmã por um bom tempo. Eva aceita a proposta de continuar o trabalho de sua irmã e assim investigar de perto a industria Yume e o desenvolvimento de DreamGame.

A trama começa a se desenrolar rapidamente Eva consegue parceiros e inimigos inimagináveis, um deles e seu ex-namorado Alec que conta  com auxilio de Zed um  paciente da clinica de Alec. As investigações de Alec com ajuda do sonhador Zed seria tipica de um livro no estilo spin-off, pois eles entram na  parte de investigação e descobre a parte mistica por trás da criação do DreamGame e sobre a própria historia de interesses da industria Yume.

Eu poderia ficar aqui falando muito e muito sobre a historia, os enigmas e aventuras por que o livro apresenta, mas isso transformaria a resenha em um resumo e essa não é a ideia. Bom venho dizer que o livro foi um dos que senti que o autor fez uma forte pesquisa sobre os sonhos lúcidos o que eu mesmo só conhecia muito razoavelmente, a partir do livro consegui ter uma ideia melhor sobre o tema, isso mostra que um assunto novo foi bem trabalho e bem apresentado para o publico.
Enfim eu recomendo a leitura deste incrível livro 
Gostaria que o autor  poderia fazer algum spin-off sobre o Zed e suas “viagens”, sobre o próprio e enigmático livro Biographia Antiqua(Os nove Desconhecidos), ou sobre o João Cogumelo e quem sabe ate o mercenário Nik. Enfim o autor conseguiu um novo fã com esse incrível livro, espero ler mais coisas do mesmo.
Espero que minha resenha traga a curiosidade sobre esse livro e que vocês leem e comentem sobre ele depois.


Abraço,



Fiquem ligados novidades em breve. 

3 thoughts on “Resenha: O Sonho de Eva

  1. Sim este livro alem de ter um autor nacional merece uma chance pela sua historia incrívelEsta ai um filme super comentado que eu ainda não vi.vamos fazer assim você lê O sonho de Eva e eu Vejo "Origens"Depois volte para falar o que achou do livroBjosFelipe Manigoldhttp://www.ojovemescritor.com

  2. Oi, Felipe!Vim parar no blog pois estava procurando mais resenhas deste livro, que me deixou muito curiosa!! E a sua resenha me deixou MAIS curiosa ainda! Portanto, pelo menos comigo, considere mission accomplished, rs.Acho que eu nunca pegaria esse livro numa livraria para dar uma olhada. A capa é linda, mas o título não me foi atrativo. Mas oh, deus abençoe nós resenhistas, rs.Num outro blog onde li a resenha desse livro pela 1ª vez, eu comentei sobre o receio em relação à veracidade das informações referentes a sonhos lúcidos, mas você também afirmou que acha que o autor fez muita pesquisa. Decidi que realmente vou comprar esse livro!Quanto ao comentário acima, reforço a sugestão em assistir A Origem. Não se trata de sonhos lúcidos, mas de manipulação de opiniões e ideias através de invasões de sonhos, ou sonhos em conjunto. Eu assisti no cinema 2 vezes! Só não assisti uma 3ª porque achei que ia ser noia demais, rs.Bom, meu comentário está ficando gigante. Vou parar por aqui, rs.beijão!

Deixe um comentário