Resenha Gone o mundo termina aqui

gonebook

Sinopse

Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes e crianças. Não existem mais professores, nem policiais, nem médicos, nem pais. Não há como descobrir o que aconteceu, nem como conseguir ajuda. Os animais estão sofrendo mutações, e os próprios jovens estão mudando, desenvolvendo novos talentos – poderes inimagináveis, perigosos, mortais – que ficam mais evidentes a cada dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado e a guerra é inevitável.

Resenha
Sempre tive curiosidade em ler Gone, e sendo sincero eu nunca soube bem sobre o que se tratava a historia, mas de alguma forma a capa, mesmo que minimalista me chamava muito a atenção. Eu ganhei o terceiro volume da serie, isso mesmo o terceiro, mas ainda não tinha os volumes anteriores. Resolvi buscar o primeiro volume e finalmente comecei a ler Gone o mundo termina aqui. Vou contar um pouco sobre um dos livros mais pesados envolvendo crianças que eu já li, sim ele superou e muito em sua carga dramática e violenta, a trilogia de Jogos Vorazes, creio que ate mesmo superou A Mão Esquerda de Deus.

Referências?
Gone poder ser comparado a series famosas de tevê eu gosto muito, como por exemplo, Lost, onde um grupo bem variado busca uma maneira de sair daquele lugar misterioso e perigoso, e em um determinado momento inimigos que deviriam ser amigos surgem para piorar o clima de sobrevivência que já não é dos mais fáceis. Em Walking Dead, que da mesma forma existe um grupo que busca sobreviver, mas acima de tudo tem que enfrentar sua própria espécie para sobreviver, existe um clima de incrível hostilidade em todo lugar, nas duas series o mistério e o desconhecido que sempre surge faz o nosso interesse despertar a cada minuto, nada disso é diferente em Gone.

531593_345082802259137_499812771_n (1)

Personagens
Michael Grant conseguiu reunir um grande numero de personagens em seu livro, a grande maioria é formada por personagem que crescem com o decorrer de sua historia, nenhum deles esta ali para formar numero ao contrario todos são importantes e tem suas vidas bem amarradas ao enredo principal. O fato da serie lidar com poderes não quer dizer que personagens sem poderes sejam deixados de lado, pois temos Drake um dos personagens mais marcantes em Gone (mesmo sendo inimigo e um tremendo psicopata) e creio que este ira crescer ainda mais no próximo livro.  Sam o personagem principal mesmo que desperdiçando e ignorando o seu potencial de herói nato, ele consegue cativar o leitor. Os outros personagens mesmo que aparecendo pouco, como o caso de “Brisa” que é uma garota com habilidade de se mover muito rápido, ou seja, mais rápido que a brisa como ela mesma diz, são personagens importantes e que conseguem se mostrar fundamentais para a historia.

tumblr_mfpqjbTPpE1rnyjfao1_500

Enredo e violência
A violência é algo gritante no enredo de Gone, e por esse motivo eu não poderia deixar de citar as duas palavras juntas, mas quero deixar bem claro que Gone não é um livro sádico ou exagerado, é simplesmente real, de uma forma assustadora por envolver crianças, mas mesmo assim se torna real. A violência é apresentada por crianças que já possuem uma ou varias de caráter bem explicitas então isso acaba justificando algumas atitudes bem pesadas que acontece no decorrer do livro. Grant consegue balancear a historia com maestria ao mesmo tempo em que o clima se torna pesado, em outro temos uma cena mais leve ou que nos faz pensar. O enredo é muito bem amarado coisas que acontecem no inicio do livro e passam despercebidas são de grande importância para o enredo, e no final você pensa: “verdade, isso tudo foi apresentado e eu não percebi”.

Finalizando Gone superou minas expectativas, mesmo eu não conhecendo muito do enredo antes de começar a ler, a historia foi muito além de crianças e adolescentes com poderes, as falhas de caráter e decisões difíceis tornam a historia muito envolvente, os personagens perdem o leitor do inicio ao fim e com certeza nos faz simpatizar por um ou mais personagens, independente de serem bons ou ruins. Com toda certeza esse é mais um livro que eu indico a leitura. Abraço, espero que gostem da resenha.

Outras capas.
gone

tumblr_mkw35bWaR51rzu1v7o1_500

Anúncios

5 thoughts on “Resenha Gone o mundo termina aqui

    • Obrigado Amanda, vou tentar continuar a escrever assim. Que bom que vai colocar o livro na sua lista, espero ver uma resenha heimn …
      Vou passar no seu blog e deixar um comentário ^^
      Felipe Nascimento

  1. nossa eu ja conhecia a serie em resenhas falam que é otimo que quero mt comprar só que até agr só achei o GONE ,FOME ,MENTIRAS E PRAGA e os dois ultimos MEDO e Luz ainda não acho que ñ chegou no brasil ainda 😥 to louca pra comprar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s