Resenha A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Mr-Penumbra-Frente

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
(Mr. Penumbra’s – 24 hour Bookstore)
Autor: Robin Sloan
Editora Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 288

Robin Sloan escreveu um livro para apaixonados por literatura, tecnologia e cultura contemporânea.

Sinopse
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web designer desempregado, a aceitar um trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra.

Primeiro devo dizer que houve uma falha na hora de fazer a sinopse brasileira e por esse motivo eu coloquei uma bem curta para vocês. Não sei o motivo de sair uma sinopse ruim deste jeito, mas enfim, vou fazer a sinopse dentro da resenha.

Resenha

Clay Jannon é o personagem principal do livro, ele é um web designer que entende muito de tecnologias, programação e um pouco de marketing, mas mesmo com esse bom conhecimento ele não resiste a uma crise econômica e perde o emprego. Vagando pelas ruas de sua cidade sem um rumo definido ele se depara com uma pequena e curiosa livraria (verticalizada) que da nome ao livro em questão. Logo ele consegue a vaga de atendente no período da madruga e passa a trabalhar e ver poucos e curiosos clientes entrarem na livraria, sempre procurando títulos específicos, esses clientes não compram os livros e sim pegam emprestados os livros do “terceiro” andar da livraria. Com o passar do tempo Clay começa a trabalhar e estudar o comportamento dos clientes por um programa que ele mesmo desenvolve e analisa os livros emprestados e devolvidos, Clay começa a suspeitar que a livraria pode ser muito mais do que aparenta.

Bom o livro em si é muito bom, consegue envolver o uso de tecnologia e amor por livros, fazendo boas ligações inclusive com ebooks, uma aparato que causa muito medo em livreiros mais antigos por exemplo.  Os mistérios apresentados no livro são bem construídos te da a permissão e te integra dentro do livro, você se sente presente e se vê pensando como Clay, tentando solucionar os mistérios que envolvem a Livraria 24 horas do Mr. Penumbra. Alguns personagens são reais, outros aparentemente são fictícios mas poderiam ser facilmente elaborados em pessoas reais, outro ponto interessante passado bem por Robin Sloan são as marcas e empresas que aparecem na historia, não sei se isso é só um método de fazer o livro ficar mais próximo de nós leitores, ou uma grande jogada de marketing do autor, mas o fato é que ficou muito bem colocado isso dentro do enredo, por exemplo a presença do poderoso Google se torna fundamental para o desenvolvimento do enredo.

Sem duvidas esse é mais um dos livros que entra para a minha coleção pessoal de livros que me agradarem e conseguiram proporcionar um imersão no seu enredo, fiquei muito feliz por ter lido. Gostaria também de parabenizar a Novo Conceito por trazer esse livro aqui no Brasil e alem disso, colocar ele com um kit super legal, um capa para livros super trabalhada. Enfim, eu recomendo a leitura e imersão que A livraria 24 horas do Mr. Penumbra proporciona. Ótima leitura para vocês.

Anúncios

4 thoughts on “Resenha A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

  1. Entao, eu começei a ler, mas achei meio chato/parado no começo e me irritou ele concordar com os termos da biblioteca T-T (eu não consiguiria O.o)….mas já que vc está dizendo que fica bom, irei ler o resto do livro (tinha pausado), quem sabe dando mais tempo eu acabo gostando tb? Obrigado por me animar *-*

    • Verdade o fato de ele concordar facilmente no inicio irrita mesmo rsrs, mas depois melhora e desenrola a historia de uma forma boa. Obrigado pela visita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s