O Fantasma de Canterville HQ

Autor: Oscar Wilde
Adaptãção: Seán Michael Wilson
Ilustração: Steve Bryant
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 135

Sinopse
A família norte-americana Otis ganha mais do que uma pechincha quando se muda para a imponente mansão inglesa de Canterville. Mesmo que se recusem a acreditar nos rumores, a mansão é de fato assombrada. O fantasma de sir Simon Canterville tem percorrido seus salões e corredores por cerca de trezentos anos… Como seria de esperar de Oscar Wilde, essa charmosa história é cheia de humor e perspicácia, tratando do choque de culturas entre a “moderna América” e a “tradicional Inglaterra” no final do século XIX. Nesse maravilhoso conto, Wilde transforma habilmente o formato do horror gótico para criar aquela que pode ser chamada de primeira comédia de horror gótico do mundo. No final do volume, são analisadas a vida e a obra de Oscar Wilde, em especial, é claro, O fantasma de Canterville. Assim, o leitor perceberá em detalhes os recursos usados pelo genial autor irlandês para construir a obra, que é muito mais do que simples comédia de horror.

Resenha
História
Sir Simon Canterville é um fantasma que vem assombrando uma mansão na Inglaterra por varias gerações, os sustos que ele proporcionava as pessoas chegava a causar a morte de alguns. Mas tudo muda quando uma família americana decide comprar a mansão mesmo sendo avisada da assombração.
O enredo de O Fantasma de Canterville é superconhecido e já recebeu diversas adaptações, o autor é nada menos que Oscar Wilde o mesmo criador de “O Retrato de Dorian Gray”, bom a família chega a casa e logo percebe algumas coisas estranhas como manchas de sangue que mesmo depois de limpa reaparece misteriosamente, alem de barulhos e casos estranhos.

O fantasma decide começar a aparecer, e por mais estranho que seja ele tem todo um ritual para suas aparições como escolha de personagem e figurino, já pronto para assustar os moradores ele vai, e se surpreende com o modo que é recebido. A familia nem ao menos se assusta com as investidas do fantasma, bem pelo contrario as crianças riem dele, e os adultos pouco se importam com as tentativas de sustos do mesmo. 
Chega um ponto que ele fica totalmente arrasado e simplesmente para de tentar assustar os novos e destemidos moradores da casa.

Arte
Eu recebi o quadrinho e logo vi um diferencial na capa que recebeu um belo tratamento de arte, se tratando de um produto nacional esta em ótima. Quanto ao traço do desenho eu fiquei um pouco confuso, algumas cenas estão bem detalhadas e com arte e cores bem definidas já em outras as ilustrações não receberam o mesmo tratamento, o mesmo pode se dizer do cenário que existe em alguns momentos e em outros não.
Mas as cenas lhe passam bem o sentido do enredo e facilita a leitura e entendimento do enredo, que vai do assustador e cômico varias vezes.

Finalizando
O fantasma de Canterville é um grande clássico e eu fiquei admirado com a facilidade que o HQ consegui me passar, eu li rapidamente em poucos minutos. Creio que a obra pode ser ate equiparada com os famosos paradidáticos usados nas escolas publicas e privadas, já que o fundo da mesma é uma obra literária.  Eu particularmente recomendo a leitura da HQ pela sua facilita e rapidez, como disse a obra cumpre bem o papel.
Falando em adaptações esta bem próximo de sair uma versão para as grandes telas, fique com a imagem e algumas informações:

Com o anuncio do fim da serie House o ator Hugh Laurie já procurou seu amigo Stephen Fry (comediante com quem tinha um programa televisivo na Inglaterra nas décadas de 1980 1990) para colaborar em um filme animado que adapta a obra de Oscar Wilde O Fantasma de Canterville.

Anúncios

2 thoughts on “O Fantasma de Canterville HQ

  1. Muito boa essa resenha… Esse livro foi o que eu mais gostei de ler na minha infância, sempre curti fantasmas, essas coisas e lembro-me que na biblioteca da escola o livro sempre me despertava interesse… Muito bom!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s